Falsos volumes |
A técnica, bem conhecida do mundo fashion, entra e sai de cena, mas nunca fica de fora por muito tempo. O trompe l'oeils ou técnica de criar uma ilusão tridimensional na bidimensão e, dessa maneira enganar, o olho, retorna ao inverno 2011 reproduzindo volumes de tecido e elementos de joalheria. As fontes de referência para os motivos vêm da roupa dos anos 1950 e 60 ou da onda aristocrática, mergulhando em períodos áureos da aristocracia para simular ostentação.
No caso dos modelos da Cacharel, se os babados e plissados fossem reais, seriam necessários muitos metros a mais de tecido e a peça pronta teria, no mínimo, o dobro do volume. Da mesma forma, a saia plissada da Prada, clicada nas ruas, só possui volume na aparência. Grande parte dessa ilusão visual é conseguida através do cuidado no corte do tecido e do pleno encaixe no fechamento da peça, respeitando o encontro das partes do desenho.
Não muito diferente, o trompe l'oeil com motivos de joalheria precisa observar a posição do desenho, visando o efeito correto na roupa vestida. Quem tem explorado este filão é a inglesa Mary Katrantzou. Valendo-se das vantagens da estamparia digital, ela reproduz desenhos encaixados com a forma do corpo criando ilusões de colares, braceletes broches e outros acessórios.
Fonte: SENAI Design
No caso dos modelos da Cacharel, se os babados e plissados fossem reais, seriam necessários muitos metros a mais de tecido e a peça pronta teria, no mínimo, o dobro do volume. Da mesma forma, a saia plissada da Prada, clicada nas ruas, só possui volume na aparência. Grande parte dessa ilusão visual é conseguida através do cuidado no corte do tecido e do pleno encaixe no fechamento da peça, respeitando o encontro das partes do desenho.
Não muito diferente, o trompe l'oeil com motivos de joalheria precisa observar a posição do desenho, visando o efeito correto na roupa vestida. Quem tem explorado este filão é a inglesa Mary Katrantzou. Valendo-se das vantagens da estamparia digital, ela reproduz desenhos encaixados com a forma do corpo criando ilusões de colares, braceletes broches e outros acessórios.
Fonte: SENAI Design