Tecido e joalheria servem de motivo para 'trompe l'oeils' do inverno 2011

segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Falsos volumes

A coleção inverno 2011 da Cacharel foi toda trabalhada com ilusões criadas a partir da estamparia e da forma de montagem do tecido/Foto Agência FotositeOs plissados da saia Prada passam

por reais, aos menos

avisados/Foto Divulgação/www.prada.com
A técnica, bem conhecida do mundo fashion, entra e sai de cena, mas nunca fica de fora por muito tempo. O trompe l'oeils ou técnica de criar uma ilusão tridimensional na bidimensão e, dessa maneira enganar, o olho, retorna ao inverno 2011 reproduzindo volumes de tecido e elementos de joalheria. As fontes de referência para os motivos vêm da roupa dos anos 1950 e 60 ou da onda aristocrática, mergulhando em períodos áureos da aristocracia para simular ostentação.
No caso dos modelos da Cacharel, se os babados e plissados fossem reais, seriam necessários muitos metros a mais de tecido e a peça pronta teria, no mínimo, o dobro do volume. Da mesma forma, a saia plissada da Prada, clicada nas ruas, só possui volume na aparência. Grande parte dessa ilusão visual é conseguida através do cuidado no corte do tecido e do pleno encaixe no fechamento da peça, respeitando o encontro das partes do desenho.
Os detalhes de joalheria com brilho de cristais nas estampas de Mary Katrantzou/Foto Divulgação/www.marykatrantzou.comMary Katrantzou utiliza estamparia digital para reproduzir desenhos no vestuário/Foto Divulgação/www.marykatrantzou.comNão muito diferente, o trompe l'oeil com motivos de joalheria precisa observar a posição do desenho, visando o efeito correto na roupa vestida. Quem tem explorado este filão é a inglesa Mary Katrantzou. Valendo-se das vantagens da estamparia digital, ela reproduz desenhos encaixados com a forma do corpo criando ilusões de colares, braceletes broches e outros acessórios.


Fonte: SENAI Design
 

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